Socialismo americano

Como os EUA estão em recessão técnica, o Reino Unido também e os indicadores da Alemanha apontam para esse sentido. E se não fosse tudo tão trágico, o Líbano viu o seu PIB em 2020 contrair-se mais de 50% ainda que em 2022 haja uma recuperação.
Isto para dizer que o mercado do crédito e das dívidas está a funcionar.
Não será o oásis do crescimento do PIB de Portugal que fará subir a inflação na zona euro.
Para mim os EUA fizeram cumprir no seu país, na Europa e até na China e Rússia os pressupostos igualitários económicos do Socialismo.
Assim, as cidades americanas são planeadas, com base numa grelha ortogonal de ruas ou vias, em que é fácil a orientação e em que não há cantos.
Não há cantos na sociedade americana, pelo menos cantos visíveis. 
Qualquer um pode fazer um trabalho, recorrer ao crédito para habitação, automóvel e consumo.
Pode movimentar-se numa grelha ou rede económica, política, cultural, de saúde ou outras.
Também na UE acontece o mesmo, ainda que por factores ligados à história e cultura, haja lugares obscuros.
Será que de facto a economia capitalista, com os seus 2 pontos negativos: as suas crises cíclicas e as diferenças de potencial necessárias à competição e gestão de grupos e indivíduos realizou esse sonho socialusta nos estados unidos e no mundo?
Antes que o inverso do racionalismo alemão se confunda com o mundo atual, venho também com este pequeno texto defender um rally SAHEL coast to coast, que faça algo pelas economias do Mali, Burkina Faso, Níger, Chade, RCA, Sudão e Etiópia?
Os países do Sahel, são apenas responsáveis por 0,13% do comércio mundial e as suas dívidas ainda que grandes em percentagem do PIB são insignificantes.
No quadro da UE, Portugal tem também uma dívida pública considerável em percentagem do PIB, mas que não é significativa no quadro da economia europeia, mas que tal como as dívidas dos países do Sahel um dia terá de ser paga.
Para isso os países valem o que valem as suas infraestruturas e redes quaisquer que elas sejam.

Publicado em 27.9 na minha página do Facebook 


Mensagens populares deste blogue

START POINT OF THE UNIVERSE

To see or not to see

Round commentary on present and future economical issues concerning Portugal and the EU